2012-12-13

M41 - COGITAÇÕES

Às vezes, muitas vezes, dou comigo a pensar se, a “juventude actual” conseguiria passar o que eu, e tantos como eu, passei lá pelas “Áfricas” na chamada “guerra colonial”.
E chego à conclusão que não, definitivamente não!!!
Já me aconteceu estar frente à televisão e dar comigo a ver a partida de alguns militares em “missão de soberania” para alguns “palcos de guerra” (???) e pensar para comigo: - “e nós, como era” ?      
Muito diferente, concerteza.
Metidos no”mato profundo”, sem qualquer tipo de comodidades, longe de mundo civilizado, sem qualquer notícia do mundo dito civilizado, centenas de milhares de jovens (20, 21, 22 anos) viviam o seu quotidiano, com uma organização de causar inveja.
Direi, que, pessoalmente, e a título de um mero exemplo, estive durante meses, muitos meses, debaixo do sol tórrido africano, a viver em barracas de lona, num descampado algures no Leste de Angola, num aquartelamento (???) onde tínhamos que (sobre)viver…
A única água existente no local era uma grande poça, onde os animais selvagens bebiam, onde lavávamos a roupa e era essa mesma água que, no final, nos servia também para cozinhar!!! No Leste profundo – no Lunhamége!!!!
Banho, só “como os gatos”…
Durante mais de meio ano, dormi sempre fardado, a farda era, por isso, o meu “pijama”.
Agora, quando partem, levam computadores com internet, ar condicionado nas tendas (!!!), bons mantimentos (a nossa alimentação chegava a ser surreal), vão por períodos de 6 meses no máximo, e ganham ordenados chorudos...
Que diferenças, meus amigos, que diferenças !!!
Pois, dir-me-ão - mas vocês foram porquê ? Se tinham noção para onde iam, porque iam ?
Fomos, como se dizia na altura “voluntários à força”, e, salvo raríssimas excepções, sem sequer saber a motivação da guerra.
Éramos, como também se dizia na altura “carne para canhão”.
Mas nem tudo foi mau, podem crer.
O companheirismo, a amizade, a entreajuda, ainda hoje, passados que são 40 anos, perduram inabaláveis, bem como as (boas) recordações.

Rui Bacelar
Ex-Furriel da CART. 3540

Sem comentários:

Enviar um comentário